A visão da Morte sob 3 óticas: Budismo, Espiritismo e o Catolicismo.

Saiba como estas religiões veem a morte  

A morte é um tema muito intrigante e ainda levanta diversas questões. Saiba como o Budismo, Espiritismo e o Catolicismo veem a morte 


Como o Budismo, Espiritismo e o Catolicismo veem a morte? 

 A morte é algo que não existe definição concreta, afinal nosso organismo é muito complexo para que isso seja definido de forma clara. 

Entretanto, algumas religiões e doutrinas veem a morte como o fim de tudo, outras acreditam na reencarnação, ou então ressurreição. 

O que da para se entender é que o homem encara a morte como uma passagem ou viagem de mundo para outro. 

Veja como o Budismo, Espiritismo e o Catolicismo veem a morte:  

Budismo 

O Budismo acredita no renascimento ou reencarnação. Depois de morrer, o espirito retorna em outros corpos, podendo subir ou descer na escala dos seres vivos (homens ou animais), de acordo com suas próprias ações.  

Sendo assim, o espírito permanece nesse ciclo até que se liberte do carma (conjunto de ações que deixam marcas e que estabelece uma lei de causa e efeitos).  

De acordo com o carma, a pessoa pode renascer em seis mundos diferentes: reinos celestiais, reinos humanos, reinos animais, espíritos guerreiros, espíritos insaciáveis reinos infernais. 

Estes mundos determinam a Roda de Samsara, ou seja, a migração interminável de um mundo para outro, ora feliz e angelical, ora sofrendo terríveis torturas, brigando e reclamando. 

Independente do estágio que a pessoa estiver, ela estará sujeita a transformações. 

Segundo o Livro Tibetano da Morte, há 49 etapas, ou 49 dias, após a morte. Os monges oram para que as pessoas atinjam a Terra Pura – lugar de paz, tranquilidade e sabedoria iluminada- ou reencarnem em níveis superiores. 

Para desligar-se do carma e alcançar a iluminação, o ciclo de ignorância, vontade de viver e o apego às coisas materiais deve ser eliminado da mente dos homens.  

Então, para isso acontecer, a doutrina budista ensina a afastar-se do mal, fazer o bem e purificar os pensamentos. 

Espiritismo 

O espiritismo acredita na continuação da vida após a morte em um novo plano espiritual ou pelo renascimento em outro corpo. 

Apessoas que fazem o bem, evoluem mais rápido. Entretanto, as pessoas que praticam o mal, ganham novas oportunidades para melhorar através de várias reencarnações.  

Creem na imortalidade da alma e na existência de Deus, mas não como quem criou as pessoas boas ou más. 

Deus criou os espíritos simples e ignorantes, sem saberem o que é o bem e o mal. Ou seja, quem constrói o céu e o inferno é o próprio homem. 

De acordo com a teoria, todos os seres humanos são espíritos reencarnados na Terra par que possam evoluir. 

Segundo o espiritismo, a morte nada mais é do que a passagem da alma do mundo físico para sua verdadeira vida no mundo espiritual. 

E mesmo que o espírito esteja no paraíso, de acordo com a doutrina espírita, ele está em constante evolução para aperfeiçoar sua moral. 

As almas dos mortos conectam-se umas às outras, em famílias espirituais, guiadas pela sintonia entre elas.  

Sendo assim, os lugares onde habitam possuem níveis vibratórios diferentes, ou seja, alguns são mais infelizes e sofredores, e outros são felizes e plenos. 

Catolicismo 

Segundo a crença do catolicismo, existe Céu, Inferno e Purgatório. Conforme os seus atos na terra, após a morte, sua alma vai para cada um desses lugares. 

De acordo com o catolicismo a alma é eterna e única. Ou seja, não retorna em outros corpos e muito menos em animais. 

Eles creem na imortalidade e na ressurreição e não na reencarnação da alma. A Bíblia ensina que morremos só uma vez. E quando morre, o homem católico é julgado pelos seus atos feitos em vida. 

Se conseguir o perdão, alcançara o céu, onde viverá em comunhão e participação com todos os seres humanos, e também com Deus.  

Mas se for condenado vai para o inferno. Algumas almas ganham uma chance para se purificarem e vão para o purgatório, que não é um lugar, mas sim uma experiência existencial da pessoa. As pessoas que forem para o céu ressuscitarão para viver eternamente. 

Depois do Juízo Final, justos e pecadores vão ser separados para a eternidade. Deus analisará os atos de cada pessoa em vida de acordo com a palavra que revelou através de Seu Filho, com os ideais de amor, fraternidade, justiça, paz, solidariedade e verdade. 

O que achou da visão sobre a morte dessas religiões? 

Essas apenas algumas de várias doutrinas que falam sobre a morte de uma forma diferente, e que de certa forma nos faz pensar sobre esse tema tão intrigante. 

Mas enfim, qual sua opinião sobre esse tema? Deixe seu comentário e conheça mais sobre o cartão POP! 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

NOVO CARTÃO POP SAÚDE

endoscopia pode tomar água

Endoscopia: pode beber água?

Tudo o que você precisa saber para se preparar antes de uma endoscopia Endoscopia: Pode beber água? Pode continuar tomando remédios? Entenda mais sobre o

Leia mais »

Médicos particulares a preços populares

handok

Deixe um comentário