Conheça os processos da geriatria e como funciona essa especialidade médica

Saiba o que é geriatria e fique por dentro do assunto!

O que é geriatria? Leia e entenda melhor.

Conheça a especialidade médica focada na saúde das pessoas idosas


O que é geriatria?

A geriatria é uma área da medicina que tem como foco o estudo, prevenção e o tratamento de doenças e incapacidades em idades mais avançadas (Geralmente em idades acima de 60 anos).

Mas esse ramo não se resumo a isso, na realidade sua explicação é bem mais complexa.

Antes de tudo, deve-se entender a diferença entre geriatria e gerontologia.

Como foi dito anteriormente, a geriatria foca no estudo, prevenção e tratamento de problemas em pessoas com idades mais avançadas.

Entretanto, a gerontologia é diferente, essa área estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológicas, psicológica e social.

O que essa especialidade da medicina trata?

O objetivo da geriatria é acompanhar o indivíduo de idade superior a 60 anos, geralmente utilizando três abordagens:

Prevenção: o especialista nesta área educa os pacientes parque tenham hábitos mais saudáveis no momento da transição de adulto para idoso, e vai acompanhando o processo de envelhecimento.

Acompanhamento: nessa abordagem o paciente já se encontra no processo de senescência (processo natural de envelhecimento) e é acompanhado pelo médico de maneira preventiva e ajuda na educação para a saúde.

Tratamento: o especialista faz o acompanhamento e trata doenças pré-existentes, atua para prevenir possíveis sequelas de doenças atuais, e age sempre de forma preventiva baseando-se sempre na educação para saúde sobre a potencialidade de outras doenças.

Então, para você que não sabe o que é geriatria, ela não é apenas um tratamento.

A geriatria é uma abordagem médica aos idosos, e vida estudar, prevenir e tratar doenças e incapacidades permanentes ou não.

Mas qual o principal objetivo da geriatria?

O objetivo da geriatria é ajudar os pacientes idosos no seu processo de envelhecimento, avaliando, prevenindo e tratando doenças, com o intuito de prolongar e melhor sua qualidade de vida, pensando na vida dos seus cuidadores também.

Afinal, os cuidadores e os familiares do paciente também estão interessados na qualidade de vida do idoso.

Por isso é muito importante que o cuidador e o familiares do idoso, procurem ajuda médica especializada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do idoso e também das pessoas que estão dispostas a oferecer os cuidados.

Enfim, agora você já sabe o que é geriatria. Mas se ainda ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo e não esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

NOVO CARTÃO POP SAÚDE

endoscopia pode tomar água

Endoscopia: pode beber água?

Tudo o que você precisa saber para se preparar antes de uma endoscopia Endoscopia: Pode beber água? Pode continuar tomando remédios? Entenda mais sobre o

Leia mais »

Médicos particulares a preços populares

handok

Deixe um comentário