tudo sobre colesterol

O que é colesterol? Tudo que você precisa saber sobre

Tudo o que você precisa saber sobre colesterol

Entenda sobre os dois tipos de colesterol


O que é colesterol?

Por mais que esse assunto aparente ser comum, diversas pessoas não sabem o que é colesterol.

Colesterol é um tipo de gordura que se encontra em nosso organismo, e é muito importante para que ele funcione corretamente.

O colesterol faz parte da estrutura das membranas celulares do nosso corpo e está presente no cérebro, coração, fígado, músculos, intestinos, nervos e pele.

O corpo humano utiliza o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como a vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares, que auxiliam na digestão das gorduras.

Em média, 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, já os outros 30% são resultantes da nossa dieta.

Entretanto, ao consumir em grande quantidade alimentos ricos em gordura, o fígado acaba produzindo mais colesterol do que o necessário.

Diferença entre colesterol bom e colesterol ruim

Existem dois tipos de colesterol, o HDL que é conhecido como colesterol bom e o LDL que é conhecido como colesterol ruim.

Colesterol bom/HDL

Chamado de High Density Lipoprotein é conhecido como o colesterol bom.

Ele atua retirando moléculas de gordura, isso inclui o mau colesterol, levando para fígado, ou seja, onde são metabolizados e retirados do organismo.

Então, o colesterol bom impede o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneosprevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo a aterosclerose, infarto, entre outras.

Os profissionais da saúde recomendam que os valores de HDL estejam acima 40 mg/dLtanto para mulheres quanto para homens.

Para manter bom os níveis de colesterol HDL, é recomendado consumir alimentos ricos em colesterol bom, como abacate, castanhas, amendoim, salmão, sardinha, entre outros tipos de alimentos.

Colesterol ruim/LDL

Já o LDL, conhecido com Low Density Lipoprotetion ou colesterol ruim, também é importante para o funcionamento correto do organismo, afinal, ele ajuda no processo de formação dos hormônios.

Entretanto, quando os valores de LDL se encontram elevados, aumenta o risco de enfermidades cardiovasculares, uma vez que promove a oxidação das células de gordura e, assim, ajuda a formação de placas dentro dos vasos sanguíneos.

Os níveis de LDL devem ser monitorados e a pessoa deve praticar alguma atividade física, e se possível, evitar o consumo de alimento fritos, refrigerantes, alimentos gordurosos, entre outros.

Fazendo isso, evitara os altos níveis de colesterol ruim no organismo.

 Sintomas de colesterol alto

O colesterol alto não apresenta nenhum sintoma. Por conta disso, muitas pessoas não sabem que sofrem com esse problema.

Então, para saber qual é o nível de colesterol, o ideal é pedir auxílio de um médico especializado e fazer exames de sangue periodicamente.

Entretanto, se o colesterol estiver alto, baixá-lo é essencial para reduzir os riscos de desenvolver doenças que afetem o coração.

O valor ideal de colesterol total é de até 200mg/dl, sendo que o LDL precisa ser menor do que 160 e o HDL acima de 40 para homens e 50 para mulheres.

Esse valor é um padrão definido para adultos saudáveis e, se você tem diabetes ou possui fatores de risco, somente o médico dirá o valor ideal para você.

Remédio para colesterol

Em algumas situações, os medicamentos são necessários para baixar o colesterol elevado, mas claro, são todos receitados pelo médico.

Na maioria das vezes, os medicamentos mais utilizados são as estatinas, mas o ácido nicotínico é considerado em alguns casos para pessoas que não toleram as estatinas.

Entretanto, existem situações onde o médico pode aconselhar o uso em conjunto de dois medicamentos simultaneamente, para melhorar os resultados, em casos onde o LDL está muito alto, ou quando tem alto risco cardiovascular.

Confira alguns medicamentos utilizados para baixar o colesterol:

Estatinas

Esse medicamento tem o papel de inibir a produção de colesterol no fígado.

Mas pode gerar alguns efeitos colaterais, como, dores de cabeça e alteração gastrointestinais.

Sequestradores dos ácidos biliares

Diminui a reabsorção intestinal dos ácidos biliares, produzidos no fígado por conta do colesterol.

Também pode gerar efeitos colaterais, como, prisão de ventre, excesso de gases intestinais, enfartamento e náuseas.

Ezetimiba

O papel desse medicamento é impedir a absorção de colesterol no intestino.

Seus efeitos colaterais pode ser, infecções respiratórias, dor de cabeça, dor de costas e dores musculares.

Fibratos

Esse medicamento altera a transcrição de genes envolvidos no metabolismo das lipoproteínas.

Pode gerar alguns efeitos colaterais, por exemplo, alteração gastrointestinais, aumento das enzimas hepáticas e o risco de formação de cálculos biliares.

Ácido nicotínico

O ácido nicotínico impede a síntese de triglicerídeos no fígado, gerando um aumento da degradação de apolipoproteínas, diminuindo a secreção de VLDL e LDL.

Na maioria dos casos seu único efeito colateral foi gerar vermelidão na pele, mas isso pode variar de pessoas para pessoas.

Como conseguir desconto em medicamentos para colesterol

Esses medicamentos podem possui um preço elevado de acordo com a situação, por isso para conseguir o melhor preço, utilize o Cartão Pop Saúde.

O Cartão Pop Saúde é um cartão totalmente virtual que oferece diversos benefícios para os seus assinantes, inclusive desconto em medicamentos.

Além de descontos em medicamentos, também tem desconto em consultas, exames, serviços odontológicos, academias, viagens, e muito mais.

Tudo isso por apenas R$20 mensais! Não perca tempo e solicite seu cartão agora!

Enfim, o que achou do conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo e não esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

NOVO CARTÃO POP SAÚDE

endoscopia pode tomar água

Endoscopia: pode beber água?

Tudo o que você precisa saber para se preparar antes de uma endoscopia Endoscopia: Pode beber água? Pode continuar tomando remédios? Entenda mais sobre o

Leia mais »

Médicos particulares a preços populares

handok

Deixe um comentário