Dente do siso doendo: quando é a hora de extrair?

Saiba quando é a hora certa de extrair o dente do siso 

Veja qual é o momento certo de extrair o dente do siso e quais cuidados deve tomar  


Por que meu dente do siso está doendo? 

Isso pode estar acontecendo porque o dente está rompendo a gengiva ficando semi-incluso.  

Quando o siso está semi-incluso faz com que a gengiva muita das vezes cubra apenas parte do dente e ocasionando o acúmulo de alimentos e bactérias que podem gerar inflamações e até um odor ruim a boca. 

Além disso, se a mandíbula do paciente não suportar o siso, ele vai começar a dividir espaço com outro dente, podendo gerar dores relacionadas à compressão. 

Então se sentir algum incomodo, não hesite em procurar ajuda de um especialista. 

Quando é a hora certa de extrair o dente do siso? 

A hora certa de extrair os sisos e quando há presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos dentes molares.

Porém, somente seu dentista poderá avaliar a real necessidade de extração. 

Pois nem sempre é recomendado tirar o siso. Se eles estiverem bem posicionados e alinhados não tem essa necessidade. 

Existem casos que os pacientes possuem mandíbulas maiores, ou seja, é possível suportar os quatros dentes evitando a extração. 

O recomendado é que os jovens entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com um especialista para que ele veja se é necessário a extração do dente. 

Em muito dos casos o siso é retirado antes de nascer, pois nesse período a raiz e parte óssea estão mais maleáveis. Claro que só possível realizar esse procedimento após a avaliação do dentista. 

Dicas para uma boa recuperação depois da extração do siso 

Os primeiros 7 dias após a extração do siso são os mais importantes para uma boa recuperação. Pois a cirurgia acaba estimulando uma sequência de reações inflamatórias nos tecidos ao redor da área da extração do siso. 

Então para ter uma recuperação tranquila, veja essas dicas:  

Cuidado com a alimentação 

Logo depois da extração dos sisos, faça uma dieta liquida, evitando comer alimentos quentes pelo menos nos três primeiros dias. Depois é recomendado os alimentos mais pastosos, evitado mastigar alimentos mais consistentes. Isso vai ajudar a diminuir o inchaço e sangramento, ou seja, reduzindo os riscos de infecções. 

Tome as medicações necessárias  

Normalmente o dentista que realizou o procedimento irá prescrever alguns medicamentos para impedir que o local da extração infeccione ou inflame. 

O tempo de uso da medicação que estabelece é profissional, mas geralmente são três dias para medicação analgésica e cinco dias para os antimicrobianos. 

Mas se as dores ainda persistirem o ideal é que o paciente avise seu dentista para que a medicação prescrita possa ser revista. 

Cuidado na hora de escovar os dentes 

Pelo menos no primeiro dia, é necessário escovar os dentes de forma mais suave que o normal. Evite escovar os dentes vizinhos dos sisos para proteger a região da cirurgia.  

Nos dias seguintes, retome a escovação suave em todos os dentes e só use enxaguantes se forem recomendados pelo dentista. 

Faça compressas para o inchaço 

Para diminuir o inchaço, aplique nas primeiras 24 horas uma compressa gelada a cada 20 minutos. Se for necessário repita os procedimentos.  

Depois do primeiro dia, trate o inchaço com compressas quentes, aplicado uma toalha quente e úmida na região de 20 em 20 minutos. 

Não fume ou beba álcool 

Você acabou de realizar uma cirurgia, então está com uma ferida na boca que precisa ser cicatrizada, e, portanto, sujeita a inflamações e infecções, o melhor a se fazer é suspender o uso de cigarro até os pontos serem retirados. Isso porque o cigarro contém diversas substâncias tóxicas que podem penetrar na mucosa da boca, interferindo na cicatrização e causando infecções. 

Enfim, ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário logo embaixo no POP cartão! 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

NOVO CARTÃO POP SAÚDE

endoscopia pode tomar água

Endoscopia: pode beber água?

Tudo o que você precisa saber para se preparar antes de uma endoscopia Endoscopia: Pode beber água? Pode continuar tomando remédios? Entenda mais sobre o

Leia mais »

Médicos particulares a preços populares

handok

Deixe um comentário