Teatro: ainda existe público para essa arte no Brasil?

Ainda existe público para teatro no Brasil?

Entenda por que as pessoas estão cada vez menos indo para o teatro.  


Por que o público do teatro está diminuindo? 

Existem diversos fatores que acabam influenciando na diminuição do público, como por exemplo poucos teatros a disposição da população brasileira.  

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 23,4% dos municípios brasileiros possuem teatros ou salas de espetáculos. Ou seja, é bem pouco. 

E com essa escassez, quem deseja assistir uma peça acaba desanimando. Porque provavelmente será longe da sua casa. 

Sem falar que infelizmente o povo brasileiro não é estimulado, não tem hábitos de assistir teatro. Com poucas ofertas, e o acesso nada fácil para arte no Brasil. 

E com os cinemas e o entretenimento via internet, o teatro também acabou sofrendo uma desvalorização, pois as pessoas acabam migrando para o mais prático.  

 A importância do teatro 

O teatro se mostra como uma importante ferramenta educacional. Através dele, é possível ajudar o jovem estudante a se desenvolver melhor em uma série de coisas de alta importância no seu desempenho escolar, acadêmico e social. 

Mesmo que atualmente esteja um pouco desvalorizado,  é muito importante na formação cultural das pessoas, afinal ele nos faz conhecer mais sobre a nossa própria cultura. 

Para as crianças, o teatro acaba ajudando no desenvolvimento e formação, estimulando o desejo pelo conhecimento de uma forma mais prazerosa e divertida. 

Essa forma de arte também colabora com o combate ao preconceito e a discriminação em todas suas formas. Abordando tais temas bem visíveis na sociedade atual. 

A importância do teatro para a conscientização de todas as demandas da sociedade atual é enorme, pois ajuda na formação de cidadãos melhores e com pensamento mais amplos. 

 Os melhores teatros do Brasil 

O teatro desperta diversas emoções, proporcionando uma sensação única que você deveria experimentar. 

Veja os teatros mais importantes do Brasil: 

Theatro Municipal de São Paulo 

Esse teatro é palco de grandes eventos e tornou-se cartão postal da cidade. Foi construído em 1903, na Praça Ramos de Azevedo em SP. 

Com capacidade para 1.739 pessoas, foi construído para que a cidade pudesse se igualar aos grandes centros culturais da época. 

Theatro Municipal do Rio dJaneiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro já foi palco de vários artistas renomados, orquestras e companhias de Ballet. 

 Com uma arquitetura mais eclética e com capacidade para 1.739 pessoas, o teatro foi construído em 1905 e é administrado pela Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Theatro da paz 

Com mais de 140 anos de história o Theatro da Paz fica localizado em Belém, e é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) um dos teatros-monumentos do país. 

Com capacidade para 787 pessoas, foi inaugurado em 1878, com um estilo neoclássico em sua arquitetura. O seu nome surgiu como homenagem ao fim da guerra do Paraguai pelo até então Bispo Dom Macedo Costa. 

Teatro Opera de Arame 

O Teatro da Ópera de Arame tem uma arquitetura um pouco diferente. Todo feito de tubos de aço estruturas metálicas, o teatro é coberto com placas de policarbonato transparente que da ideia de fragilidade. Daí surgiu o nome da construção: Ópera de Arame. 

Construído em 1992 e com capacidade para 1572 pessoas, o teatro de Curitiba já foi palco de diversos atores e atrizes famosos. O lugar já foi palco da comemoração do programa de televisão Altas Horas, quando comemorou seus 5 anos em 2005. 

Teatro L’Occitane 

 Localizado em Trancoso e com capacidade de 1036 pessoas o L’Occitane é um dos principais centros culturais da região. Palco de diversos concertos, shows, óperas e apresentações de vários tipos de artistas. 

O principal evento que acontece todo ano no L’Occitane é o Festival de música em Trancoso, reunindo diversos artistas do Brasil com 8 dias de festival. 

Mas afinal, você já foi a algum teatro? Sente vontade de ir? Comente aqui embaixo no POP! 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

NOVO CARTÃO POP SAÚDE

endoscopia pode tomar água

Endoscopia: pode beber água?

Tudo o que você precisa saber para se preparar antes de uma endoscopia Endoscopia: Pode beber água? Pode continuar tomando remédios? Entenda mais sobre o

Leia mais »

Médicos particulares a preços populares

handok

Deixe um comentário